Início > Notícias > Lançado o Ubuntu 12.10 – Veja as novidades

Lançado o Ubuntu 12.10 – Veja as novidades

Foi lançado dia 19/10/2012 o Ubuntu 12.10, Quantal Quetzal. Ele traz diversas novidades e atualizações, dentre delas melhoramento do Unity, ambiente padrão mantido pela Canonical. Boa parte das adições são coisas leves em diversos aspectos da interface. Juntas as alterações tornam o Unity ainda mais sólido.

O Unity, agora na versão 6.8. Os aplicativos web para sites conhecidos foram finalizados: eles se comportam como se fossem programas independentes numa janela separada. Eles ganham direito a ícone, notificações e são listados no HUD ou nos menus. Entre os sites beneficiados estão Gmail, YouTube, Amazon e Facebook.

Os previews do Unity também são interessantes, permitindo realizar uma série de ações ao clicar com o direito num ícone no Dash. Dá para controlar músicas, acessar recursos próprios dos aplicativos projetados para o sistema, verificar detalhes de arquivos, etc. Tudo sem precisar alternar para a janela do aplicativo.

Uma opção interessante para quem precisa acessar desktops remotos é a adição deles diretamente no Unity Greeter, a tela de login do Ubuntu. Ele requer o acesso a uma página com Ubuntu Single Sign On, um serviço (gratuito) da Canonical. Uma vez cadastrados os desktops, estes ficarão na tela de login, bastando completar os dados do usuário e senha. Outra novidade, é o instalador que permite criptografar os dados do HD diretamente, além de usar LVM (essas opções vêm desmarcadas durante a instalação).

Dentre uma das novas características, é a respeito da imagem de CD de tamanho tradicional,  substituída pelo DVD ou imagem alternativa, de 800MB que pode ser usado a partir de USB. Com o Ubuntu 12.10, imagens de desktop ARM são agora imagens padrão do Ubuntu ao vivo como é conhecido a partir de outras arquiteturas.

O 12.10 utilizará a versão do Kernel 3.5.5. Esta é uma atualização do kernel do Linux Ubuntu 3.2.0-23.36 que acompanha no Ubuntu LTS 12.04 Pangolin precisa e foi baseado no kernel do Linux v3.2.

Migração de Python 2 para Python 3 . A maioria dos aplicativos Python incluídos no ambiente de trabalho e suas bibliotecas dependentes foram portados para o Python 3. Aplicativos portados só será executada com o Python 3. O trabalho prosseguirá no Ubuntu 13.04. O Python 2 continuará a estar disponível (como o python pacote) para o futuro previsível. No entanto, para melhor apoiar as futuras versões do Ubuntu o usuário deve considerar portar seu código para Python 3.

Além do Ubuntu padrão com Unity há os diversos variantes oficiais: Ubuntu Server, Ubuntu Cloud Server, Ubuntu ARM, Ubuntu Netboot, Ubuntu Core, Ubuntu Studio, Edubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, e Mythbuntu.

Uma lista com todos os detalhes está em:

https://wiki.ubuntu.com/QuantalQuetzal/ReleaseNotes/UbuntuDesktop

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: