Início > Notícias > IX Conferência Latino-Americana de Software Livre 2012

IX Conferência Latino-Americana de Software Livre 2012

De 17 a 19 de Outubro de 2012 em Foz do Iguaçú-PR, mais de 4 mil participantes são esperados para a nona edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware). O evento começa nessa quarta-feira (17), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com mais de 200 atividades, como palestras, mesas redondas, minicursos e outras ações relacionadas às tecnologias livres.

A abertura oficial do evento está marcada para as 14h – no Cineteatro dos Barrageiros – porém as palestras serão realizadas já a partir das 10h. Por volta das 11h, o espaço de exposição será aberto ao público, onde os representantes de projetos, grupos de usuários e comunidades do software livre poderão divulgar os produtos, serviços e trabalhos desenvolvidos.

Muito se engana aqueles que pensam que o evento tem conteúdo puramente técnico. Várias atividades devem despertar o interesse do público ainda leigo na área, como a apresentação do computador Raspberry Pi, que é comercializado a partir de apenas US$ 25 nos Estados Unidos.

A partir das 12h, Claudimir Zavalik e Ankesh Sharma, diretores de uma empresa gaúcha de TI, vão contar um pouco sobre o projeto, criado na Universidade de Cambridge como uma plataforma de hardware de baixo custo para aplicações educacionais. O computador chama a atenção por ter placa única e não ter um disco rígido. “O armazenamento de dados e do sistema operacional realizados através de cartões SD”, conta. Durante o evento, alguns exemplares do computador serão sorteados entre os participantes da conferência.

Presença feminina

As áreas de tecnologia, até pouco tempo restringida ao universo masculino, contam cada vez mais com a presença das mulheres. Uma prova dessa expansão é a Latinoware 2012, que vai oferecer um espaço exclusivo para elas discutirem assuntos tecnológicos e a causa feminina no setor.

A partir das 11h, uma mesa redonda irá contar com a presença de dois grupos formados exclusivamente por mulheres: as Nerds de Batom e as Mulheres na Tecnologia (MNT), que, inclusive, já conta com 241 integrantes oficiais e outras tantas participantes em suas listas de discussões e redes sociais.

Latinoware 2012

A Latinoware é promovida pela Itaipu Binacional e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, com o apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Dataprev, do Google, da empresa Dextra e da Caixa Econômica Federal.

Mais informações sobre o evento, podem ser obtidas no site http://www.latinoware.org

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: