Início > Notícias > Conheça as Mudanças do Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin

Conheça as Mudanças do Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin

Canonical liberou hoje a versão final do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin“, versão que tem suporte de cinco anos tanto para desktops quanto para servidores.

PERFORMANCE

Sem sombra de dúvida em sem demagogia o Precise Pangolin melhorou bastante no aspecto de performance do sistema. Uma delas é a rapidez na instalação e no seu boot de inicialização. Um fato importante que leva seu melhoramento é sua nova tela de login, agora usando o LigthDM, e como o nome sugere ele é muito mais leve que o GDM; enquanto o GDM consiste em 54 mil linhas de código, o LightDM, pelo menos por enquanto, usa apenas 5 mil para fazer o mesmo trabalho. Isso faz reduzir drasticamente o tempo de inicialização.

Seu ambiente gráfico o Unity na versão 5.6, teve melhorias consideráveis, com um ganho de absurdos 51% de performance. Se para alguns a versão anterior 11.10 do Ubuntu estava pesando na sua máquina, provavelmente você notará que ele está bem leve. Se você usa notebook o Precise Pangolin traz melhorias no gerenciamento de energia.

NOVIDADES

Um recurso que muitos especialistas reclamavam era o suporte a múltiplos monitores que era bastante precário no Ubuntu 11.04 e 11.10. Nesta versão o problema foi corrigido, agora na versão 12.04 esse problema foi resolvido podendo agora suporta vários monitores e lhe da opção de escolher em qual monitor você quer o lançador do Unity, uma mudança muito bem vinda e elogiada por todos.

Ainda falando de novidades, senão por dizer a maior delas no Ubuntu 12.04 é, com certeza, o HUD. O que é o HUD? É um sistema de menus inteligentes desenvolvido pela Canonical para o Ubuntu. Com o HUD você pode acessar opções dos menus de forma mais rápida, sem a necessidade de usar o mouse e clicar em milhares de opções até chegar a desejada. O ganho em produtividade, quando você já tem domínio sobre o nomes dos menus que precisa, é gigantesco, principalmente para quem trabalhar com softwares como GIMP ou Inkscape. Para chamar o HUD basta apertar a tecla <Alt>

PROGRMAS PADRÕES

O Banshee deu lugar ao Rhythmbox, um player de música mais robusto e mais rápido. O Rhythmbox também traz suporte a Ubuntu One Music Store, o que significa que você pode comprar músicas diretamente do seu player de música favorito.

Consta também no 12.04 a última versão do LibreOffice, Thunderbird, Firefox e Google Chrome, que por sinal muito mais veloz, sem falar na variedade de novidades atualizada com frequência  na Central de Programas do Ubuntu.

Também temos o aplicativo de mensagens instantâneas Empathy, que nessa versão trouxe melhorias nas vídeo conferências e está mais estável. O cliente de redes sociais Gwibber continua presente, mas não oferece muitas novidades em relação a recursos, estabilidade ou velocidade.

O Ubunte One foi quem recebeu cuidados especiais, o cliente do serviço de nuvem pessoal da Canonical recebeu uma repaginada no visual.

CONCLUSÃO

Sem demagogia o Ubuntu 12.04 melhorou bastante em todos os aspectos, performance, aspectos visuais e o mais importante se diga de passagem ele o usa versão 3.2.0-23.36 do Kernel, que é baseada no Kernel Linux 3.2.14.

Ja instalei, testei e comprovo todas as mudanças valeram a pena ! Excelente trabalho da Canonical !

Agora, basta você testar e conferir isso de perto.

Abraço a todos.

Imagen do meu desktop.Imagem do meu desktop.

Anúncios
  1. abril 28, 2012 às 5:15 pm

    Gostei dessa nova versão. Ela está mais rápida, mais leve, com muitos bugs corrigidos. Está ótimo.

    • maio 4, 2012 às 3:11 pm

      Perfeita esta versão ! No evento o Tiago mostrará mais novidades.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: